Novo sistema de controle de benefício será implantado no Ipesprevidência

2 de abril de 2007 15:10. Atualizado há 17 anos.

Servidores do Ipesprevidência já estão em treinamento para utilização do novo sistema de controle de benefícios. Até o dia 4 de abril, das 14h às 17h, eles estarão na Secretaria de Estado da Administração para aprender a usar o Sistema Integrado de Pessoal do Estado de Sergipe (Sipes). O Sipes entrará em funcionamento a partir de maio e irá possibilitar maior agilidade para o controle do pagamento dos benefícios dos pensionistas e inativos ligados ao Regime Próprio de Previdência Social.

 

O Sipes é um sistema centralizado que vai substituir a Folha de Pensionistas, o Sistema de Carnê Beneficiário e o Cadastro de Beneficiários do Ipesprevidência. Ele vai consolidar em uma única base os dados dos servidores ativos do Poder Executivo e inativos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e dos pensionistas.

 

Segundo o diretor de Previdência da autarquia, Pedro Vieira Santos, os sistemas que serão substituídos são deficitários e de difícil manuseio. “Já o Sipes é exato e ágil. Além disso, ele também controla a data máxima da concessão de benefício de aposentadoria para os dependentes e emite relatórios gerenciais, dando suporte para decisões mais céleres. O trabalho da confecção da folha de pagamento dos pensionistas, por exemplo, é feito atualmente em 15 dias e pelo Sipes será realizado em apenas duas horas”, explicou Pedro.

 

Vantagens

O analista de sistemas e facilitador do treinamento, Edilberto Ferreira Prado, salienta os benefícios do Sipes. “Esse sistema já é usado para os servidores ativos do poder executivo. Ele é muito mais moderno e com tecnologia avançada, o que contribui para diminuir os possíveis erros dos pagamentos, uma vez que a conferência de dados no sistema de hoje é feita de maneira manual”, disse o analista.

 

Para a servidora do Ipesprevidência, Ângela Lemos, a agilidade do Sipes irá facilitar o trabalho de seu setor. “O sistema atual é bem precário, já com este novo a revisão de pensão vai ser bem mais prática”, disse Ângela. A servidora Marta Xavier, que trabalha com folha de pagamento, também aprovou o sistema. “O fechamento da folha é feito atualmente em um sistema muito arcaico, criado há 20 anos. Já o Sipes é muito mais seguro e moderno”, comentou.

Pular para o conteúdo