whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

11 de março de 2016, 11:06

Censo Previdenciário 2015 traz economia de 10 milhões para o Sergipeprevidência


O Sergipeprevidência divulgou nesta quarta-feira, 17, o balanço das atividades realizadas em 2015. No levantamento, feito entre junho e dezembro do ano passado, foram recadastrados 5.266 segurados acima dos 65 anos em 20 municípios do interior sergipano, gerando uma economia anual de R$ 416.553,41. O que pode chegar a R$10.413.335,25 levando-se em consideração a média de 25 anos que um aposentado continua recebendo seus proventos. Estima-se que mais de 11 mil segurados estão na faixa etária do recenseamento.

Augusto Fábio, diretor-presidente da autarquia, evidencia a iniciativa como mais uma maneira de preservar o erário estadual. Para o diretor, o recadastramento garante maior transparência aos processos, economia de recursos e vantagens para o cidadão, que sabe que tem gente trabalhando para garantir os benefícios e a diminuição do déficit atuarial.

Doraide Alcântara, assistente social do Instituto, destaca que mudar a perspectiva da abordagem foi o ponto principal para o sucesso da operação. Montar stands locais, em parceria com as Prefeituras, agilizou todo o processo. “Antes, ou eles [aposentados] iam até a gente em Aracaju, ou tínhamos que ir, de casa em casa. Agora, eles são convocados por carta e comparecem ao endereço marcado com todos os documentos. Tudo muito mais rápido e prático para todos. Cinco minutos e estão recadastrados.”

Satisfação e respeito pelo servidor inativo

Em visita feita na semana passada ao município de Pacatuba, foi notória a satisfação dos beneficiários. Para Joventina Alves, de 73 anos, a ida do Instituto até ela foi providencial. “Depois que a idade chega e a juventude vai embora pra dar lugar às doenças, fica mais difícil ir até a capital ficar em dia com os documentos”, falou aliviada.

Este é o mesmo exemplo de Ederilda Santos, professora também aposentada do município. Com 68 anos e após sofrer um acidente aos 65, quando quebrou a perna em dois lugares e ficou debilitada, para ela cuidados são redobrados até para andar dentro da própria casa.

E o que estas duas histórias têm em comum? O respeito pelo aposentado e a preocupação do Sergipeprevidência em acolher seus segurados com maior atenção e comodidade.

As atividades serão finalizadas durante os meses de fevereiro, março, abril e maio deste ano nas cidades de Pacatuba, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Aracaju.