whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

16 de dezembro de 2008

Chat sobre previdência estadual atrai grande número de internautas


Democratizar o acesso às informações através da interatividade com o internauta. Esse foi o objetivo do chat realizado através do portal Infonet sobre a previdência do servidor público do Estado. A sessão de perguntas e respostas aconteceu na tarde desta segunda-feira, 15, e quem respondeu às manifestações foi o gestor governamental Ricardo Marinho.

Aposentadoria e pensão por morte estiveram entre os temas que mais geraram dúvidas enviadas ao chat. As mais de 100 manifestações mostraram o interesse do segurado e a sua busca por informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social, administrado pelo Sergipeprevidência. “Por conta do universo de segurados, achamos que o tema ia ser um sucesso e realmente foi. Recebemos mais de 100 perguntas e esse é um número muito bom para um chat”, explicou Carla Souza, jornalista do portal Infonet e mediadora do bate-papo.

Por conta do grande número de perguntas, o chat, que dura em média 40 minutos, foi estendido por mais 20 minutos. Como todas as dúvidas não puderam ser respondidas no tempo estipulado, elas foram entregues ao gestor governamental para serem respondidas individualmente, por email. “O número de perguntas apenas demonstra o interesse do servidor por sua previdência e o nível das perguntas estava muito bom. A oportunidade foi ótima porque é uma forma de democratizar o acesso do servidor e seus familiares às informações sobre a previdência estadual, ou seja, possibilitar que os servidores exerçam o direito à informação sobre o seu sistema de previdência”, avaliou Ricardo Marinho.

Fazem parte do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe todos os servidores efetivos da Administração Direta, incluindo os militares, servidores do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Assembléia Legislativa. Eles contribuem obrigatoriamente para esse regime que conta atualmente com 65 mil segurados, entre ativos, inativos e pensionistas. Aposentadoria, salário-maternidade, salário-família, auxílio-doença, pensão por morte e auxílio-reclusão são os benefícios concedidos pela previdência estadual.

Currículo

Ricardo Aurélio Madeira Marinho é Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Técnico em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública/DF (Enap). Fez especialização em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) e em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas). Também é mestrando em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desde 2002, é gestor governamental da Secretaria de Estado da Administração de Sergipe (Sead). Hoje atua como assessor especial da diretoria executiva do Sergipeprevidência.