9 de novembro de 2009

Curso de Gestão Previdenciária chega ao final nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 13 de novembro, chega ao fim o Curso de Gestão Previdenciária promovido pelo Sergipeprevidência. Após 10 módulos e uma carga horária total de 184 horas, a iniciativa coroou a Política de Capacitação dos Servidores do Sergipeprevidência, estabelecida pela Portaria nº 400/08. Um total de 40 servidores, de 9 instituições diferentes, participou ativamente do curso, que combinou teoria e prática ao longo dos quase 4 meses de encontros periódicos. O encerramento acontecerá a partir das 18h no Aquários Hotel.

“Um dos maiores ganhos do Curso foi justamente a possibilidade de reunir diversos segmentos atuantes no Regime Próprio de Previdência Social do Estado (RPPS/SE). As mudanças pelas quais a Previdência Social tem passado desenhou uma nova realidade e, consequentemente, apresentou muitos desafios. Daí a importância de se criar mecanismos de debate e integração. Previdência Social tem que ser pensada em conjunto e discutida em profundidade com todos os segmentos atuantes”, afirma o técnico judiciário, Cláudio Resende.

O penúltimo módulo, que tratou de ‘Controles Internos e Demonstrativos Contábeis’, aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro e apresentou, para além dos processos rotineiros, um arcabouço de novas possibilidades. “Todos os módulos foram bastante produtivos, mas esse, por estar ligado diretamente à minha área, foi um dos mais interessantes para mim. Pude rever alguns procedimentos e apreender novas perspectivas de atuação. Perfeito!”, exclamou a diretora administrativo-financeira do Sergipeprevidência, Maria José Santana Oliveira.

O último módulo terá início na quinta-feira, 12 de novembro, e trará como tema ‘Planejamento Estratégico e Gestão dos RPPSs’. O professor Edevaldo Fernandes solicita aos participantes um comprometimento ainda mais especial. “Na oportunidade serão aplicados todos os conceitos e práticas desenvolvidos ao longo do Curso. Chegou a hora de arregaçar as mangas da camisa e colocar a mão na massa”, informa. O módulo vai direcionar a elaboração de um Plano Estratégico de Gestão do RPPS/SE que deverá orientar as próximas ações do Sergipeprevidência.