2 de junho de 2017

Em palestra, diretor presidente do IPREV apresenta desafios enfrentados pelos Institutos Próprios de Previdência

“OS Desafios da Gestão de um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)” este foi o tema da palestra especial proferida pelo Diretor Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (IPREV), Adler Anaximandro de Cruz e Alves, na tarde de ontem, 1º de junho, no Hotel Real Classic, na qual participou todo o corpo funcional do Sergipeprevidência.

A apresentação apontou os problemas e o que seria necessário para aprimorar os serviços das RPPS. Segundo Adler, são sete os principais desafios. “O primeiro é ficar atento as mudanças constantes da previdência, pois não podemos ficar parados com o mesmo entendimento sempre. O segundo diz respeito à comunicação com o nosso público. Precisamos encontrar maneiras mais eficientes de informar aos segurados, principalmente os aposentados. Temos ainda o normativo jurídico, o controle de fiscalização, o controle da sustentabilidade financeira, da ética e a melhoria contínua da nossa forma de trabalho e do atendimento as demandas dos segurados”, disse ele.D

De acordo com o diretor presidente do IPREV, a discussão e a demora para decidir se haverá ou não reforma na previdência neste momento, traz complicações para todas as RPPS. “O cenário de uma reforma mudará muito os cálculos de déficit, de superávit e de condições de pagamento. Sem as normas definidas, todo o regime previdenciário fica em processo de espera. Não dá, por exemplo, para enviar uma norma para a casa legislativa, pois estamos esperando a reforma. O aperfeiçoamento legislativo fica parado, a análise econômica sobre o déficit da previdência fica estagnada, pois não sabemos o que irá realmente mudar”, declarou Adler.

Referência – Ele ressaltou a excelência no funcionamento do Sergipeprevidência em relação aos demais institutos estaduais. “O Sergipeprevidência está em um nível gerencial acima do IPREV. Ele sofre com as mesmas dificuldades que nós, mas é um instituto que consegue desempenhar o papel de forma mais efetiva do que a maioria dos RPPS.”, afirmou.

O diretor presidente do Sergipeprevidência, José Roberto de Lima, ressaltou que o instituto se tornou referência para os demais RPPS. “Isso não deve ser um motivo de acomodação, temos que enxergar como um ponto positivo e se aperfeiçoar cada vez mais para que cheguemos lá na frente e enfrentemos os novos desafios, pois eles estão surgindo constantemente, principalmente com todo esse cenário de crise e elevação da quantidade de aposentadorias. A nossa gestão previdenciária é algo que requer um aperfeiçoamento e uma capacitação constante, para que possamos manter o padrão de referência que conquistamos nesses últimos anos”, declarou José Roberto.

Curso de Capacitação – A palestra do diretor presidente do IPREV, Adler Anaximandro, faz parte do curso de capacitação dos servidores e colaboradores do Sergipeprevidência, que acontece desde o dia 10 de maio.  Esta apresentação fecha a primeira etapa de treinamento, complementando o aperfeiçoamento dos trabalhadores do órgão no Sistema de Gerenciamento da Previdência (Sisprev).

De acordo com a assessora executiva do instituto, Raab Araújo, a palestra elucidou muitas dúvidas sobre a previdência atualmente. “Foi bem importante para todos os servidores, pois conscientiza sobre as questões atuariais e financeiras do instituto. Nós trabalhamos com o que já estamos acostumados no dia a dia: com o atendimento, cadastro dos segurados, e há coisas que fazem parte da previdência e que nós não lidamos diretamente, e esse tipo de palestra esclarece muita coisa”, disse ela.

Segundo o gerente de investimentos, Emerson Olivier, a palestra foi uma oportunidade impar. “O Sergipeprevidência trouxe uma pessoa muito capacitada, com uma palestra com um conteúdo bastante propício para o momento que nós estamos vivenciando, com essa vontade do nosso presidente de formar um corpo de colaboradores capacitados, conhecedores das tarefas que desenvolve. Uma coisa que nos deixou bastante satisfeitos é que ele demonstrou que o Sergipeprevidência está no caminho certo, pois vem desempenhando um bom trabalho, sendo conduzido de uma forma muito técnica”, afirmou.

Já o Diretor Administrativo e Financeiro do Sergipeprevidência, Normando Guimarães, disse que a palestra veio no momento certo, principalmente devido ao momento em que o país está vivendo. “Foi uma palestra enriquecedora para todo o corpo funcional do Sergipeprevidência. Trouxemos o Adler, que é uma pessoa muito experiente, e a sua apresentação serviu para coroar o nosso treinamento e perceber que os problemas que temos aqui, outros regimes de previdência também têm. Isso ficou bem claro na palestra e compete a nós enfrentar os grandes desafios da previdência”, declarou Normando.

Ele ressaltou também que o grande brilho desse trabalho é a confraternização com todo o corpo funcional, demonstrando que o Sergipeprevidência quer preparar esses profissionais, para que eles tenham uma qualidade melhor de trabalho e conseguentemente maior eficiência. “Sabemos das dificuldades, mas nada disso faz com que paramos, pelo contrário, é hora de se reinventar, cada dia mais pensar em mudar a estrutura com ideias, cada um inovando na sua área”, completou.

Confraternização – Após a palestra, houve uma homenagem aos servidores e colaboradores que aniversariam no mês de junho. Em seguida aconteceu um sorteio de brinde para os participantes do curso e um jantar de confraternização no restaurante do hotel.