24 de agosto de 2011

Diretor presidente do Sergipeprevidência ministra palestra para alunos da UFS

Com o tema “Os Desafios Previdenciários em Sergipe e no Brasil”, o diretor presidente do Sergipeprevidência, Amito Brito, palestrou na noite da segunda-feira (22) para alunos, professores e pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe. No encontro que aconteceu no auditório da didática V e faz parte da IV Semana de estatística (Semaest) e III Semana de Ciências Atuariais (Semacat) foram abordados assuntos como o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS), Gestão Previdenciária, Legislação Previdenciária, entre outros.

Para Amito Brito, a participação do Sergipeprevidência no evento permitiu, além de um estreitamento entre o instituto e a UFS, transmitir mais conhecimento aos universitários participantes do evento. “Nós mostramos a eles os principais desafios que compõem as pautas de discussões da previdência, tanto no âmbito nacional como em Sergipe. Isto é, passamos para esse público, o conhecimento prático do dia-a-dia previdenciário”, enfatizou o diretor presidente do Sergipeprevidência.

De acordo com um dos coordenadores do evento, professor Kleber Oliveira, o Sergipeprevidência contribui como instrumento de melhoria na qualidade de vida, assim como também é uma ferramenta importante na formação dos alunos. Ele falou também sobre a parceria do instituto com a UFS.  “O Sergipeprevidência é um grande parceiro que nós temos. O seu diretor presidente, Amito Brito, é o padrinho do curso de Ciências Atuariais, e sua participação trazendo sempre informações fundamentais das práticas de ciências exatas é muito gratificante para nós. O Sergipeprevidência é um parceiro que sempre fazemos questão de ter conosco pela sua seriedade com o sistema atuarial em Sergipe e pela atenção que tem dado aos seus segurados e a Universidade Federal de Sergipe”, pontuou Kleber Oliveira.

O evento que tem como objetivo promover a integração entre cientistas, alunos e profissionais aplicados, além de divulgar os diferentes métodos de aplicações e desenvolvimentos na área de estatística e ciências atuariais, teve início na noite da segunda-feira (22) e segue até a sexta-feira (26). Para o graduando do curso de Ciências Atuariais, Alyson José, “Foi uma noite bastante proveitosa, porque pude tirar algumas dúvidas no quesito previdência social tanto de Sergipe, quanto em nível nacional. Espero que outros temas interessantes como esse sejam discutidos  durante toda a semana”, explicitou.

A primeira noite do IV Semaest e da III Semacat contou, também, com a presença do gerente executivo do INSS, Agusto Fábio, da diretora de Seguridade do Sergus/Banese, Rosângela Tavares, além do secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Oliveira Júnior, que foi representado pelo superintendente da Supes, Walter Uchoa.