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Abaixo, encontram-se todas as instruções e documentos necessários para cada tipo de processo realizado pelo Sergipe Previdência.
Documentos necessários para Alteração de Conta Bancária
Para solicitações via e-mail (atendimento@sergipeprevidencia.se.gov.br), é obrigatório preencher o requerimento (clique aqui) manualmente, datar e assinar; informar o tipo de processo, de maneira detalhada; e enviar a documentação listada abaixo, digitalizada, legível e no formato PDF.
No e-mail, também é necessário descrever o Tipo do Processo, tanto dentro do campo “Assunto” (por exemplo, “Alteração de Conta Bancária”), como dentro do corpo do e-mail, de maneira detalhada.
Observação 1: Todos os documentos devem ser os originais, digitalizados, legíveis e no formato PDF;
Observação 2: Da Gerência de Atendimento (Gerat), a solicitação de Alteração de Conta Bancária segue para a Gerência de Controle e de Pagamento de Benefícios (Gercopab).
O Censo Universitário é um recadastramento realizado a cada ano, nos meses de fevereiro e agosto, e objetiva regularizar e manter o benefício de Pensão por Morte, concedido aos filhos universitários.
Documentos necessários para o Censo Universitário
Observação 1: Todos os documentos devem ser os originais e estarem com as informações legíveis;
Observação 2: Da Gerência de Atendimento (Gerat), a solicitação de Atualização dos Dados Pessoais do Requerente do Censo Universitário segue para a Gerência de Controle e de Pagamento de Benefícios (Gercopab), onde são confirmadas as informações do vínculo e frequência do requerente, e o processo concluído e arquivado. Caso ocorra alguma irregularidade ou dúvida, o requerimento é encaminhado para a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
A Declaração de Dependentes informa quem são os dependentes cadastrados, junto ao Sergipe Previdência, em nome do segurado. Geralmente, é emitida para os dependentes de servidores falecidos, para emissão de alvarás judiciais, saque do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), solicitação de auxílio funeral, entre diversos outros fins. A Declaração de Dependentes, também, pode ser solicitada por aposentados, por exemplo.
Documentos necessários para a Declaração de Dependentes
Para solicitações via e-mail (atendimento@sergipeprevidencia.se.gov.br), é obrigatório preencher o requerimento (clique aqui) manualmente, datar e assinar; informar o tipo de processo, de maneira detalhada; e enviar a documentação listada abaixo, digitalizada, legível e no formato PDF.
No e-mail, também é necessário descrever o Tipo do Processo, tanto dentro do campo “Assunto” (por exemplo, “Alteração de Conta Bancária”), como dentro do corpo do e-mail, de maneira detalhada.
Observação 1: Todos os documentos devem ser os originais, digitalizados, legíveis e no formato PDF;
Observação 2: O requerimento de Declaração de Dependentes é aberto, emitido e concluído na Gerência de Atendimento (Gerat).
Documentos necessários para a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)
É o documento emitido para ex-servidores do Estado, que precisam averbar o Tempo Contribuído para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS/SE) em outro regime previdenciário, a exemplo do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Observação 1: Todos os documentos devem ser os originais e estarem com as informações legíveis;
Observação 2: Da Gerência de Atendimento (Gerat), a solicitação de Certidão de Tempo de Contribuição segue para a Gerência de Contribuição e Arrecadação Previdenciária (Gerconar), depois para o Gabinete da Diretoria e, por fim, retorna para a Gerat, onde a documentação é entregue ao requerente e arquivada.
Instrução para Concessão de Aposentadoria:
Instrução da Concessão do Benefício de Pensão;
Observação: Documentos Originais
Documentos necessários para Defesa Administrativa
Observação: Documentos Originais
Para o(a) dependente companheiro(a) ou esposo(a) declarar a validez e capacidade de filhos, para fim de recebimento de pensão.
Documentos necessários para Isenção de Imposto de Renda
Observação: Documentos Originais
A partir de outubro de 2017, o beneficiário , no mês do seu aniversário, deverá comparecer a uma agência do Banese (setor de atendimento) e realizar a Prova de Vida. Trata-se de um procedimento administrativo obrigatório e presencial que visa evitar pagamentos indevidos de benefícios, além de atualizar os dados cadastrais dos beneficiários. No ato da Prova de Vida, o beneficiário deverá levar um documento de identidade recente e legalmente aceito.
Se não for possível o comparecimento por motivo de doença, o beneficiário deverá apresentar ao Instituto ou ao Banese, uma declaração médica atestando a incapacidade, que deverá ser entregue por um representante ou através dos Correios para o seguinte endereço: Praça General Valadão, nº32 – Bairro Centro – CEP 49010-520 – Aracaju/SE.
Para os casos de beneficiários que estejam fora do Estado de Sergipe, deverão ser enviados ao SERGIPEPREVIDENCIA no endereço citado acima, por via postal com Aviso de Recebimento, os seguintes documentos:
Fora do País – O inativo e/ou pensionista residente fora do País deverá enviar ao SERGIPEPREVIDENCIA, por via postal com Aviso de Recebimento: Formulário de Prova de Vida devidamente preenchido (Clique aqui); comprovante de residência; Documento de Identificação com foto; CPF (Cadastro de Pessoa Física); e Declaração de Vida expedida pela Embaixada ou pelo Consulado do Brasil no país onde tenha fixado residência, além dos demais documentos previstos na Portaria nº 154/2017, 29 de setembro de 2017, para cada caso específico.
ATENÇÃO – O inativo e/ou pensionista que não realizar a Prova de Vida no mês do seu aniversário, terá o seu benefício automaticamente bloqueado no mês subsequente. Não ocorrendo a Prova de Vida do inativo e/ou pensionista no prazo de 90 (noventa) dias a partir do dia 1º do mês subsequente ao mês do seu aniversário, o benefício será cancelado em conformidade com o Art. 90, da Lei Complementar nº 113, de 1º de novembro de 2005.
Documentos necessários para Recolhimento de Contribuições
Observação: Documentos Originais
Documentos necessários para Recurso Hierárquico
Observação: Documentos Originais
Documentos necessários para Recurso Hierárquico
Observação: Documentos Originais
Documentos necessários para Repasse de Contribuição Previdenciária
Observação: Documentos Originais
Documentos necessários para Restituição de Contribuição Previdenciária Indevida
Observação: Documentos Originais
Documentos necessários para Retificação de DIRF e Comprovante do Imposto de Renda
Observação: Documentos Originais
Documentos necessários para Restituição de Valores Descontados Indevidamente
Observação: Documentos Originais
Documentos necessários para Saldo de Proventos Do Requerente
Do Ex-Segurado
Observação: Documentos Originais