27 de novembro de 2007, 12:00

Ipesprevidência participa de seminário regional

O 1º Seminário Nordeste da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) contou com a participação do Ipesprevidência. O evento foi realizado de 21 a 23 de novembro, em Natal (RN). Representaram o instituto o diretor de Previdência, Pedro Vieira, a assessora jurídica, Denise Teles e a coordenadora de contabilidade, Alaíde Elisa.

Dentre os temas abordados no seminário, estiveram o estudo atuarial e a base cadastral, o Certificado de Regularidade Previdenciária, o cenário econômico e de investimento, as decisões judiciais e a concessão de benefícios. Para o diretor de Previdência, Pedro Vieira, alguns desses pontos mereceram destaque. “A questão do cenário econômico e de investimentos estabelecidos na nova resolução do Banco Central para os Regimes Próprios de Previdência Social, e as regras de transição para aposentadoria, foram assuntos bem explorados pelos palestrantes”, contou.

O diretor ressaltou ainda outros temas que para ele foi importante. “O evento foi muito focado na importância da base cadastral para que possamos ter resultados concretos no cálculo atuarial, e que irá nortear a tomada de decisões da diretoria executiva”, disse. “A oportunidade foi excelente para aprofundar o conhecimento dos gestores previdenciários, para esclarecer dúvidas sobre algumas questões e para confirmar a adequação do Ipesprevidência às normas constitucionais previdenciárias”, finalizou.

Segundo a assessora jurídica, Denise Teles, o evento foi muito bom para sua área de atuação, uma vez que foi possível elucidar questões acerca das aplicações das emendas constitucionais. Segundo ela, a oportunidade oferecida pelo Ipesprevidência a seus colaboradores foi muito boa. “Achei excelente e deve sempre existir a possibilidade de participar de eventos como esse, pois é uma forma de se atualizar, se reciclar”, disse.

Alaíde Elisa, coordenadora de contabilidade, também aprovou o seminário. “O curso foi excelente, e na área de contabilidade tudo foi muito proveitoso. Espero que possamos participar de outros para aprofundar ainda mais o conhecimento e estarmos atualizados com a legislação”, destacou.

Sobre a Abipem

A Abipem é uma entidade civil, de direito privado, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que representa as Instituições de Previdência e Assistência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Seu objetivo é congregar as instituições que dela participam através do aprimoramento de seu conhecimento técnico-administrativo, de atividades de intercâmbio, da realização de congressos nacionais e encontros regionais, discutindo e difundindo os princípios da doutrina previdenciária e assistencial.

Essas atividades têm como finalidade assegurar o desenvolvimento econômico, técnico, administrativo e social das instituições filiadas, visando o bem-estar de seus segurados e beneficiários.