Ministério da Previdência Social discute gestão previdenciária com Sergipeprevidência e Seplag
A Diretoria Executiva do Sergipeprevidência recebeu nesta terça-feira, 16, representantes do Ministério da Previdência Social (MPS) para debater a previdência social no serviço público. A equipe veio a Sergipe com o intuito de elaborar um plano de trabalho para a execução de projetos em parceria com o Governo do Estado. Durante o encontro, foram debatidos temas como o censo dos servidores ativos, inativos e dos pensionistas, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), além da implantação do Sistema de Regimes Próprios de Previdência Social SRPPS.
Este é o inicio de mais uma grande parceria do Governo de Sergipe com o Ministério da Previdência Social visando a implantação de um programa de melhoria do RPPS, utilizando o conhecimento, a tecnologia e, acima de tudo, a experiência no gerenciamento de regimes próprios, explicou o Diretor Presidente do Sergipeprevidência, Augusto Fábio.
De acordo com a Coordenadora-geral de Bancos de Dados do MPS, Nancy Abadia, a visita serviu, também, para atualizar o governo estadual e estreitar ainda mais os laços. O nosso principal objetivo neste encontro foi repassar para o Governo de Sergipe as informações do que está sendo realizado no âmbito da construção do Banco Nacional de Dados dos Servidores Públicos, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que consiste
Além da equipe formada pelo Auditor de Regime Próprio de Previdência no Serviço Público da Secretaria de Previdência Social do MPS, Jorge Cezar Costa; pela Coordenadora-geral de Bancos de Dados, Nancy Abadia de Andrade Ramos; e pelo Diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, Otoni Gonçalves Guimarães; a reunião teve ainda a presença da Diretora de Previdência, Rosa Virgínia, do Diretor Administrativo e Financeiro, Wilson Santos, além de técnicos do Sergipeprevidência e da Seplag.
CEPS
Os representantes do MPS visitaram a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), onde conversaram com o secretário Oliveira Júnior e participaram da reunião do Conselho Estadual de Previdência Social (CEPS), em que debateram com os conselheiros presentes. Na ocasião, ficou definido que será construído um plano de trabalho e definida uma agenda com a participação de representantes de todos os
poderes para a implementação do projeto. Posteriormente, o plano será enviado para a apreciação dos dirigentes dos poderes analisarem e, sendo aprovado, numa data futura realizar a assinatura do convênio.
Na análise do secretário Oliveira Júnior, essa visita técnica dos representantes do MPS é estratégica para a atual conjuntura do país e do Estado. O Governo Federal se mostra preocupado e em busca de soluções definitivas para a questão da previdência social, em especial à dos regimes próprios. Hoje, discutimos sobre formas de receitas que contribuam para gerar fundos sem atingir os servidores ativos, pontuou o secretário.
*Fotos: Jobson Luz/Victor Ribeiro