whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

25 de fevereiro de 2011, 22:20

Palestra aborda aposentadoria com profissionais de Recursos Humanos do Estado


O evento teve por objetivo esclarecer a nova Portaria 019 de 23 de fevereiro de 2011, que dispõe sobre a documentação necessária para o processo de aposentadoria. Além disso, houve uma orientação sobre o Sistema de Gestão Previdenciário (Sisprev), um software que proporciona o gerenciamento do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS/SE).

    

Na primeira parte da palestra, o presidente Amito Brito explicou em detalhes as mudanças no processo de concessão de benefício previdenciário. “A concessão deverá acontecer em até 30 dias depois do recebimento do processo aqui no Sergipeprevidência. Para isso, estamos nos reunindo com os RHs dos órgãos e secretarias do Estado a fim de concretizar ações que agilizem o processo. Queremos oferecer ao servidor que está para se aposentar um serviço que nós mesmos gostaríamos de receber”, disse ele.

     

O diretor Pedro Vieira iniciou sua apresentação mostrando a importância do planejamento previdenciário. “Geralmente, as pessoas só se preocupam com aposentadoria quando estão para se aposentar. É interessante que os profissionais em RHs do Estado aprofundem seus conhecimentos sobre previdência para orientar o servidor a tomar uma decisão favorável para ele”,

Outro tema abordado foi a gama de serviços oferecidos pelo Portal do Segurado, sistema desenvolvido para facilitar o atendimento ao servidor ativo, inativo e pensionista. Segundo Pedro, a tendência é encurtar cada vez mais o tempo de concessão do benefício. “Estamos diminuindo gradativamente o tempo do fluxo de trabalho. Hoje o prazo é de até um mês, mas nossa meta é conseguir fazer a mesma tarefa em 12 minutos”.

Para a servidora Armeli Mota, da Fundação Hospitalar de Saúde, a reunião foi proveitosa. “Creio que essa mudança da portaria vai facilitar nosso trabalho. Mas, é só na prática que vamos saber”, disse.

Opinião semelhante teve Dayse Lima, da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL). “A palestra foi esclarecedora. Trabalhar com processo de aposentadoria exige bastante da gente, e conto com a ajuda do pessoal do Sergipeprevidência para resolver questões desse tipo”, comentou ela.

Na visão do servidor Geraldo da Costa, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o instituto deveria promover mais palestras e cursos sobre o tema. Usuário do Siprev, ele comentou o desempenho do sistema. “Para mim, o Sisprev ajuda no nosso trabalho e está melhorando cada vez mais”.

Aposentadoria na SEED

No dia 23 de fevereiro, quarta-feira, houve o primeiro esclarecimento sobre a portaria aos representantes de RH de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Por acumular a grande maioria dos pedidos de aposentadoria do Estado, os profissionais das DRE tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre as novas regras do processo durante uma tarde inteira com a diretoria do Sergipeprevidência. Além disso, o instituto se propôs a ajudar a secretaria a concluir os pedidos pendentes a fim de agilizar o trabalho de concessão do benefício.