whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

1 de junho de 2016, 19:40

Parceria com SISOBI traz economia anual de R$1,2mi para o Sergipeprevidência


Uma das maiores questões que permeiam o problema do déficit previdenciário gira em torno das fraudes ao sistema. Regularmente, através da Ouvidoria, o Sergipeprevidência recebe denúncias sobre o recebimento ilegal de benefícios por parte de parentes de servidores que já faleceram, o que gera um ônus gravíssimo aos cofres públicos, desencadeando várias outras questões relacionadas ao fundo para a gratificação de quem atualmente é atendido pelo Instituto.

Buscando coibir este tipo de prática de maneira mais eficiente, inúmeras medidas vêm sendo buscadas. Uma delas é a parceria entre Sergipeprevidência e o Sistema Informatizado de Controle de Óbito (SISOBI), também vinculado ao Regime Geral de Previdência Social. Funciona assim: a partir do momento em que é dada entrada no cartório em toda a documentação para o registro de falecimento, automaticamente o sistema confronta os dados; se as informações forem compatíveis com algum favorecido da autarquia, a aposentadoria ou pensão é cancelada.

Resultado desta ação, só em 2015, foi o encerramento de 368 benefícios, sendo 140 pensões e 228 aposentadorias, ocasionando uma economia de R$ 1.269.962,43. Hoje Sergipe possui cerca de 29 mil aposentados dentro e fora do Estado.

Para Augusto Fábio, diretor-presidente do regime sergipano, o convênio, além de qualificação dos pagamentos da folha, traz comodidade, pois não há a necessidade de deslocamento para solicitar o cancelamento dos proventos. “Esta é uma ferramenta que proporciona segurança e maior organização do erário, evitando com isso que haja o embolso indevido no pós-morte”.