whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

25 de abril de 2013, 21:27

Previdência Complementar é tema de palestra na reunião do CEPS


A quarta reunião do Conselho Estadual de Previdência Social (CEPS) deste ano foi marcada pela visita de dois representantes da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC), do Ministério da Previdência Social (MPS), que palestraram sobre o tema “Previdência Complementar: A Nova Previdência dos Servidores Públicos”. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 24, na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

A criação de um fundo de pensão voltado para o funcionalismo público permite o amortecimento de um déficit ascendente que é realidade em todo o Brasil, nos Regimes Próprios, e Geral, de Previdência Social. “O nosso Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) vem acumulando mensalmente um déficit de cerca de R$50 milhões, derivado da arrecadação que não supre o que é gasto com o pagamento dos mais de 25 mil segurados, distribuídos entre aposentados, reformados e pensionistas. Essa mostra que os representantes do MPS nos apresentaram é fundamental para que, enquanto Governo do Estado, possamos refletir sobre o futuro da previdência e, inclusive, trabalhar novas ferramentas para que a situação seja amenizada”, disse o Diretor Presidente do Sergipeprevidência, Augusto Fábio.

Os representantes da SPPC/MPS vieram à Sergipe atendendo ao convite do Sergipeprevidência. De acordo com o diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar SPPC/MPS, Paulo Cesar, o interesse do Estado de Sergipe em trazer este tema para ser debatido entre os conselheiros é bastante oportuno para que possamos melhorar esse impacto negativo que é o déficit previdenciário.

Participaram do encontro os conselheiros membros do CEPS (representantes de todos os Poderes e órgãos constituídos); o Secretário da Seplag, Jeferson Passos; a Secretária-adjunta da Seplag, Lucivanda Rodrigues; os Diretores do Sergipeprevidência, Augusto Fábio (Presidente) e Wilson dos Santos (Administrativo e Financeiro); além dos palestrantes, Nilton Santos, Coordenador de Acompanhamento Regulatório e Governança da SPPC/MPS; e Paulo Cesar Santos, Diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar da SPPC/MPS.

*Fotos: Victor Ribeiro (Seplag)