whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

21 de setembro de 2009, 23:17

Qualificação Profissional é uma das prioridades do Sergipeprevidência


Após alcançar metade da carga horária prevista para o Curso de Gestão Previdenciária, promovido pelo Sergipeprevidência, a avaliação dos participantes envolvidos tem sido bastante positiva. Com início no dia 13 de agosto, o Curso chega ao sexto módulo reunindo gestores e técnicos governamentais atuantes no Regime Próprio de Previdência Social do Estado (RPPS/SE). O objetivo é contribuir com a atualização desses profissionais com vistas a oferecer um serviço de excelência aos segurados, minimizando indícios de retrabalho e aumentando a produtividade.

Para além do conteúdo prático, o curso também proporciona momentos de reflexão engatilhados por um rico arcabouço de conteúdo teórico. “Isso tem sido uma das coisas mais interessantes do curso. O diálogo entre a teoria e a prática enriquece o debate e nos traz novas perspectivas de atuação. Previdência não é algo simples, mas precisa ser pensada de maneira crítica e estratégica”, afirma a conselheira do Conselho Estadual de Previdência Social (CEPS), Patrícia Sobral.

Ainda segundo ela, o curso tem proporcionado uma visão mais ampla do que é Gestão Previdenciária, além de oferecer subsídios que permitem fazer uma avaliação crítica do trabalho desenvolvido pelo RPPS em Sergipe.  “O curso contribui para nosso aprimoramento profissional não apenas por nos transmitir conhecimentos, mas por nos transformar em disseminadores dessa consciência previdenciária: Equilíbrio entre o que se arrecada e os benefícios distribuídos”, destaca.

O diretor-presidente do Sergipeprevidência, Amito Filho, reafirma que a qualificação profissional é uma das bandeiras levantadas pela autarquia. “É importante que os profissionais atuantes na área tenham uma visão geral do sistema. É imprescindível conhecer a legislação vigente, os processos e os procedimentos previdenciários. Isso auxilia na tomada de decisões e melhora sensivelmente a qualidade dos serviços prestados. No fim das contas quem mais se beneficiará com esta ação será o próprio segurado, que terá à disposição um serviço de excelência”, conclui.

Módulos

Dividido em dez módulos, com uma carga horária total de 184h, e ministrado pela Escola de Formação Previdenciária (EFP Conhecimento), o curso combina vivência, didática e experimentação, dinamizando o acesso ao conhecimento e possibilitando aos participantes uma visão crítica frente às questões previdenciárias. “Esperamos contribuir para a formação de uma nova geração de gestores, aptos a empreender em defesa do RPPS, provendo tranqüilidade e maior segurança aos servidores e às autoridades públicas”, explica o professor Edevaldo Fernandes, sócio da EFP Conhecimento.

A iniciativa faz parte da Política de Capacitação de Servidores do Sergipeprevidência, estabelecida pela Portaria nº 400/08, e está qualificando gratuitamente 40 profissionais de 10 instituições diferentes, a exemplo da Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Assembléia Legislativa.

O quinto módulo, de Gestão, Estrutura e Funcionamento dos RPPSs aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro. Já nos dias 24 e 25 de setembro será a vez do módulo de Compensação Previdenciária no RPPS, que vai procurar desenvolver a cultura do sistema Comprev, apresentando os procedimentos operacionais, a relação com os agentes envolvidos no processo, além dos recursos tecnológicos necessários para o seu adequado funcionamento.