whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

27 de setembro de 2012, 18:00

Sergipe é destaque nacional em gestão previdenciária


Artigo publicado na edição de agosto do Informe publicado pelo Ministério da Previdência Social – MPAS, destaca Sergipe entre os quatro únicos Estados brasileiros com entidades gestoras que efetua todas as atividades de aposentadoria (concessão, pagamento e manutenção) para os servidores de todos os Poderes e entidades. Além de Sergipe, os Estados de Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo compõem a lista. O trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as experiências dos Estados na criação, implantação e funcionamento das entidades gestoras únicas dos seus regimes próprios.

De acordo com o diretor presidente do Sergipeprevidência, Augusto Fábio de Oliveira, esses dados demonstram o compromisso que o atual Governo tem com aqueles que tanto contribuíram para o desenvolvimento do Estado, os aposentados. “Nos últimos anos o Sergipeprevidência vem cumprindo o seu papel enquanto entidade gestora única do Regime Próprio de Previdência Social de Sergipe (RPPS/SE). Essa pesquisa nos dá um conforto com relação ao trabalho que o Governador Marcelo Déda nos confiou. Precisamos avançar ainda mais, trabalhando sempre com o pensamento na melhoria continuada dos serviços que prestamos aos nossos segurados para que os propósitos relacionados a excelência na gestão  sejam alcançados”, pontuou.

O artigo que tem como título “A importância da entidade gestora única nos regimes próprios de previdência social: o caso dos estados membros da Federação”, revela que poucas entidades previdenciárias se comportam como unidades gestoras, conforme determina a legislação. Além disso, mostra que a maioria fraciona a execução de atividades de concessão, pagamento e manutenção dos benefícios. O trabalho é fruto de um questionário que foi distribuído a todos os representantes de RPPS integrantes do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev).

O artigo tem a autoria de Fernando Ferreira Calazans, Marcus Vinicius de Souza, Karina Damião Hirano, Renata Malpica Caldeira, Maria de Lourdes Pinheiro da Silva, Pedro Emanuel Teixeira rocha e Marcelo Abi-Ramia Caetano. Clique e confira o artigo

*Com informações do Ministério da Previdência Social – MPAS