27 de fevereiro de 2013

Sergipe sedia a 44ª Reunião Ordinária do Conaprev

O Governo do Estado, através do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (Sergipeprevidência), promove nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Prodigy Beach Resort & Conventions Aracaju, localizado no município de Barra dos Coqueiros/SE, a 44ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev).

A pauta da reunião será centrada na discussão do fortalecimento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), a atual conjuntura previdenciária do país, além da reestruturação do setor e novas formas de melhoria no sistema previdenciário. Temas como “Equilíbrio financeiro e atuarial dos Estados” e “SRPPS – Cruzamento de dados, rotinas de processamento e funcionalidades de Concessão de Benefícios”, também serão abordados durante os dois dias.

O evento contará com a participação de cerca de 70 gestores de RPPS de estados e municípios brasileiros, do Ministério da Previdência Social (MPS); Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Previdência Complementar (Previc); Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev); Confederação Nacional dos Municípios (CNM); Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem); Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal (Aneprem). Os municípios estarão representados por aqueles que em cada região, apresentam os maiores RPPS, em número de filiados.

Sergipeprevidência
Esta é a primeira vez que Sergipe recebe uma reunião do Conaprev desde quando o Sergipeprevidência foi criado, em 2006. Para o diretor-presidente do instituto, Augusto Fábio, esta é uma grande oportunidade para o governo do Estado debater com as representações previdenciárias. “Temos a certeza de que este será um encontro ímpar, pois teremos a oportunidade de expor a realidade financeira da previdência estadual, que não é diferente dos outros estados, discutir novas formas de melhoria no âmbito estadual e em nível nacional. Além disso, debateremos sobre possíveis acordos de cooperação entre os Governos do Estado e Federal”, pontuou.

Atualmente o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe possui uma folha composta por uma média de 25 mil aposentados, reformados e pensionistas, e paga cerca de R$ 92 milhões ao mês.

Conaprev
C
riado em outubro de 2001, o Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social é uma entidade associativa civil, sem fins lucrativos, e é composto por representantes de órgãos ou entidades responsáveis pela gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União, dos Estados e do Distrito Federal. O principal objetivo do CONAPREV é servir como espaço de articulação entre as diferentes instâncias e contribuir para a superação dos problemas decorrentes da implementação dos RPPS e, além disso, tem como finalidades promover o desenvolvimento harmônico e integrado dos Regimes Próprios, bem como a permanente articulação entre o Ministério da Previdência Social e os órgãos ou entidades gestoras de previdência.