whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

13 de junho de 2021, 00:58

SergipePrevidência adere à campanha de doação de sangue do Hemose


SergipePrevidência e Hemose, juntos, para salvar vidas. Foi com esse objetivo que cerca de 20 colaboradores do SergipePrevidência participaram, nesta sexta-feira, 11, da ação coletiva de doação de sangue, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Por conta do número de pessoas, a equipe foi dividida em duas turmas, em horário seguidos, para facilitar a logística de organização de ambas as instituições e respeitar os protocolos de biossegurança, diante da pandemia de Covid-19. A atividade acontece em alusão ao Junho Vermelho, mês em que se intensificam as campanhas de conscientização pela doação de sangue.

A programação especial de Junho faz referência ao dia 14 deste mês, quando se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue. De acordo com a gerente de Captação de Doadores do Hemose, Rozeli Dantas, parcerias, como a do SergipePrevidência, são fundamentais para que os estoques do Centro se recuperem do recente momento de baixa e se tornem, novamente, estáveis.

“No início deste ano, tivemos uma baixa muito grande. O ideal são 120 doações por dia, e nós estávamos recebendo em torno de 40 a 50 doações. Como este mês é o Junho Vermelho, houve essa movimentação grande dos parceiros e empresas, todo mundo querendo ajudar. Desta forma, nós estamos, agora, conseguindo estabilizar nosso estoque. Ainda não é o ideal, mas estamos mais confortáveis do que a algumas semanas atrás. Então, nós, do Hemose, só temos a agradecer, cada vez mais, a esses parceiros. Sangue não se fabrica, sangue tem que ser doado, então a gente precisa desse doador”, afirma.

Rozeli Dantas | FSPH/Hemose

A gerente administrativa do SergipePrevidência, Jéssica Menezes, foi uma das doadoras. Para ela, campanhas como essa servem de incentivo para que mais pessoas passem a doar ou possam doar novamente. Como é o caso dela, doadora pela segunda vez.

“As duas vezes foram através do trabalho, mas é algo que quero levar ao longo da vida, seja em grupo ou individualmente. Sempre tive vontade de doar, mas não tinha tido oportunidade ou aquele empurrãozinho, como costumam falar. Se todos soubessem a importância da doação e como ela salva vidas, até mesmo as nossas, talvez não houvesse tanta necessidade e escassez. Ainda mais agora na pandemia, em que os estoques de sangue estão baixos, a ajuda da população e conscientização seria de suma importância. Espero que, com o passar do tempo, com campanhas publicitárias, isto se torne uma prática comum em nossa sociedade”, comenta.

José Roberto de Lima Andrade, diretor-presidente do SergipePrevidência, reforça sobre a importância de cuidar da sociedade, por meio da adesão a projetos sociais, como o de doação de sangue. “Saber que podemos salvar vidas de outras pessoas, inclusive, através de parceria como essa, do Hemose, é um ato de atenção, cuidado com o próximo, algo que já fazemos diariamente, no SergipePrevidência. A diferença é que, no instituto, conhecemos nosso público, através dos nossos cadastros. No caso da doação de sangue, isso vai além, por não sabermos a quem aquela ação será destinada. O mais importante é que salvaremos vidas”, conclui.

Jéssica Menezes

Doações

As doações ao Hemose estão sendo feitas somente por agendamento, a fim de evitar aglomerações e assegurar o cumprimento das normas sanitárias. Para realizar o agendamento, basta entrar em contato pelos números (79) 3225 8039, 3259 3174 e 9 9191 2977.

O Hemose está aberto de segunda a sexta, das 7h30 às 17h. É possível, ainda, realizar sua doação no ponto de coleta instalado no Shopping Riomar, das 13h às 16h, nas quartas e quintas; e das 10h às 16h, nas sextas. O posto é aberto também às terças, mas somente para informações e cadastro de medula óssea.

Para doar, é necessário estar saudável, ter entre 16 (mediante autorização dos responsáveis) e 69 anos, e pesar acima de 50kg. No caso de doadores que tenham se vacinado recentemente contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo mínimo de sete dias, após receber cada dose da vacina AstraZeneca ou 48 horas no caso da dose do imunizante Coronavac. A lista completa de requisitos para realizar a doação pode ser conferida em hemose.se.gov.br.