whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

6 de novembro de 2019, 18:07

SergipePrevidência alcança nota máxima no ranking do Portal de Transparência do TCE


O Instituto foi o único órgão previdenciário do estado a ficar acima da média

Seguindo a linha estabelecida pelo Governo do Estado de Sergipe, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (SergipePrevidência) atingiu a média 10,0 no quesito transparência em seus dados e informações divulgadas para a população sergipana. O ranking elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) é realizado anualmente com o intuito de fiscalizar os portais da transparência. A ação é conduzida pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), por meio da Coordenadoria de Auditoria Operacional do TCE.

Fruto do empenho dos colaboradores e da busca pela diretoria do instituto em manter a excelência, o resultado obtido mostra que o instituto vem desempenhando um trabalho rigoroso para atender as diretrizes da Administração Pública Estadual, em disponibilizar as informações a sociedade sergipana, bem como aos órgãos fiscalizadores, fortalecendo o Estado democrático de direito.

Ao todo, foram 49 fiscalizações, sendo 20 em secretarias de Estado e outras unidades da administração direta, e 23 em unidades da administração indireta, entre autarquias, fundações e empresas. Ao visitar os portais, o Tribunal avalia a disponibilização de itens referentes à estrutura organizacional, receita, despesa, licitações e contratos, relatórios, recursos humanos, serviço de informações ao cidadão, entre outros. A metodologia de trabalho utilizada segue as diretrizes da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

O Tribunal de Contas verificou que a média do Índice de Transparência das Unidades Estaduais passou de 4,6 em 2018 (deficiente) para 8,7 (satisfatório) em 2019. “Temos observado que nosso trabalho de fiscalização e orientação tem surtido efeito, já que as médias de transparência nos órgãos públicos sergipanos estão numa crescente”, comentou o conselheiro-presidente, Ulices Andrade.

Segundo o diretor-presidente do Sergipeprevidência, José Roberto de Lima, o resultado foi recebido com louvor pelos funcionários do órgão. “Esta nota máxima foi consequência do árduo trabalho da nossa equipe, que se empenhou em organizar todos os dados e divulgá-los para toda a sociedade. Agora, a nossa intenção é continuar priorizando esse trabalho e sempre focando no direito do cidadão”, ressaltou.