whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

16 de fevereiro de 2009, 13:50

Sergipeprevidência é tema de monografia


“O Regime Próprio de Previdência Social de Sergipe e a atuação do assistente social” foi tema de trabalho de conclusão do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe. Ele foi elaborado pela aluna Kércia Rocha, que focou o trabalho na atuação da Coordenadoria de Serviço Social (COSS) do Sergipeprevidência. A monografia estará disponível para consulta a partir de março na biblioteca da universidade e na autarquia.        

 

Para identificar e analisar as ações desenvolvidas pela equipe de Serviço Social do instituto de previdência dos servidores do Estado, a estudante realizou entrevistas com profissional do setor, pensionistas e servidores do Sergipeprevidência. Através desse mapeamento, foram confrontadas as visões do próprio Serviço Social em relação ao seu trabalho, do servidor e dos usuários.

 

O trabalho foi orientado pela Profª. Dra. Maria da Conceição Vasconcelos. O gestor governamental, Ricardo Marinho, especialista e mestrando em Previdência, foi um dos convidados para compor a banca avaliadora juntamente com a Profª. Msc. Vânia Carvalho. O projeto recebeu nota dez. “O trabalho está bem fundamentado, completo e bastante coerente. Inclusive, foi indicado à publicação”, comentou Ricardo, que atua como assessor especial da diretoria do Sergipeprevidência. 

 

Segundo a autora, o processo de construção levou cerca de quatro meses e representou um grande desafio. “Sabia que ia me deparar com algumas dificuldades durante a pesquisa, já que o Regime Próprio de Previdência Social de Sergipe é um tema pouco estudado e são raras as produções científicas nessa área”, conta Kércia. Ela ainda diz que escolheu esse tema por ser mais um espaço sócio-ocupacional do Serviço Social que está em processo de crescimento.     

 

Mayra Mendonça Moraes, assistente social do Sergipeprevidência, destaca a importância do tema. “Eu acho maravilhoso o interesse, porque se trata de uma política publica de Seguridade Social que garante direitos à população. É um tema bem atual e também uma forma de divulgar a importância do Serviço Social na área da previdência, que pode contribuir para elevar a qualidade de vida dos segurados e pensionistas”, explicou Mayra, que é especialista em Políticas Públicas.

 

“Foi uma honra para o Sergipeprevidência ser utilizado como foco para a produção do trabalho, até porque o estudo servirá como base para uma análise fundamentada do papel do Serviço Social na previdência do Estado”, afirma o diretor-presidente da autarquia, Amito Brito.