whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

17 de novembro de 2009, 20:50

Sergipeprevidência esclarece dúvidas sobre Previdência Social a servidores da Sefaz


Com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS/SE) e as regras de aposentadoria e pensão, o diretor presidente do Sergipeprevidência, Amito Brito Filho, esteve nesta terça-feira, 17, ministrando palestra aos servidores públicos da Secretaria de Estado da Fazenda.

A iniciativa foi uma demanda da gerência da Escola de Administração Fazendária ao notar que muitos servidores desconheciam o regime de previdência ao qual estão vinculados e tinham muitas dúvidas referentes aos processos de aposentadoria. “Infelizmente ainda não existe uma cultura previdenciária consolidada entre os servidores públicos. A maioria das pessoas só pensa em previdência quando já está prestes a se aposentar, mas são oportunidades como essa de hoje que nos permitem uma reflexão mais aprofundada sobre o tema”, afirma a sub-gerente da Escola de Administração Fazendária, Célia Cardoso.

Os servidores públicos foram alertados a pensar previdência não apenas enquanto um direito individual, mas, sobretudo, como um direito que deve ser garantido à coletividade de segurados e dependentes. “Queremos não apenas que os servidores passem a ter pleno conhecimento dos seus direitos previdenciários, como também fazemos absoluta questão que eles estejam diretamente envolvidos no processo de consolidação do nosso RPPS. Que nos auxiliem na resolução de questões importantes como o déficit atuarial e nos ajudem a identificar novos rumos e possibilidades de atuação do regime, afinal, a previdência é de todos os servidores”, disse Amito.

Opinião

Para a oficial administrativa, Josefina Barbosa Santos, a palestra foi bastante proveitosa. Ela já está em vias de se aposentar, mas ainda assim compareceu à apresentação para aprender mais sobre o assunto. “Acho muito importante que esse tema seja discutido. Mesmo estando com o meu processo de aposentadoria já em andamento, achei importante comparecer para esclarecer algumas dúvidas e levar mais informações aos meus colegas que não puderam vir”, explica.

A mesma opinião é compartilhada pelo servidor Ronaldo Antonio Lima, que embora já tenha realizado pesquisas na área de previdência social, conseguiu absorver novos conhecimentos a partir da apresentação. “Ficou claro que muitos dos problemas que a previdência social enfrenta hoje e deverá enfrentar ainda são decorrentes do seu próprio processo de formação. Não cabe apenas lamentar é preciso agir e com urgência. É neste ponto que parabenizo o Sergipeprevidência, pela iniciativa de difundir a cultura previdenciária de maneira tão clara e transparente”, congratula o servidor.