whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

24 de janeiro de 2014, 17:06

Sergipeprevidência inova na modernização do arquivo


Até o final deste ano os aposentados e pensionistas assistidos pelo Sergipeprevidência, poderão solicitar e receber cópia do processo de pensão e aposentadoria em tempo real. A novidade é por conta do processo de digitalização, microfilmagem e certificação digital que o Instituto vem realizando. O projeto que faz parte do planejamento estratégico reduz o tempo de espera, que antes era de 30 dias para, para 2 horas. A previsão é que este procedimento seja reduzido em até 5 minutos já nos próximos meses.

De acordo com o Diretor Presidente do Sergipeprevidência, Augusto Fábio, o processo de conversão de documento físico em formato digital tem o objetivo de dar mais celeridade no atendimento àqueles que necessitam da cópia dos seus processos. “Essa iniciativa vem para dar mais conforto ao cidadão na hora de solicitar e receber a cópia do seu processo administrativo, de aposentadoria ou de pensão. Antes esse trâmite durava em média trinta dias. Trabalhamos e conseguimos encurtar esse prazo para duas horas, e pretendemos diminuir o tempo para cinco minutos até o final deste ano”, pontuou.

“Economicamente falando, esse projeto resultará numa diminuição bastante significativa dos gastos. Além de dar mais agilidade aos servidores na hora de consultar e administrar os documentos, a digitalização trará ao Governo do Estado, além de maior segurança documental, uma economia de cerca de R$25mil, que são gastos mensalmente com energia, vigilância, limpeza, manutenção predial, entre tantos serviços que garantem a segurança da guarda e manipulação dos mais de 26 mil processos”, explicou Augusto Fábio.

Atualmente já se encontram em processo de organização (higienização, retirada de grampo ou qualquer objeto que prejudique o escaneamento), cerca de 25 mil documentos. Destes, 4.750 já foram totalmente digitalizados. “Após o procedimento de conversão dos processos, todos serão microfilmados, evitando assim a deteriorização, dando maior segurança e mantendo o padrão de qualidade”, disse Augusto Fábio.