15 de março de 2012, 21:29

Sergipeprevidência participa do 4º Seminário Nordeste Abipem, em Aracaju

Gestores do Sergipeprevidência estão reunidos, desde a manhã desta quinta-feira (15), com representantes de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), de diversos estados brasileiros. O encontro faz parte do 4º Seminário Nordeste Abipem que, neste ano acontece na capital sergipana e tem como objetivo proporcionar, aos participantes, a oportunidade de discutirem sobre a cultura previdenciária pontuando conceitos voltados aos RPPS. O seminário segue até a tarde de sexta-feira (16).

Em seu discurso de boas vindas aos participantes do evento o diretor presidente do Sergipeprevidência, Amito Brito, enfatizou a importância da realização do evento em Sergipe, assim como, também, agradeceu em nome do Governador do Estado e do Secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior. “É com imensa satisfação que Sergipe recebe, pela primeira vez, este evento. Este é um encontro que nos conscientiza cada vez mais da importância da implantação de um RPPS de forma urbana. É um evento onde podemos tirar nossas dúvidas, debater sobre a Previdência Social e, principalmente, onde cada um de nós pode absorver idéias que serão utilizadas na melhoria continuada da gestão do Regime Próprio”, disse.

O presidente da Abipem, Valnei Rodrigues, explicou que o 4º Seminário Nordeste Abipem tem a função de firmar e consolidar a cultura previdenciária. “Para isso, trouxemos alguns palestrantes no sentido de estar ajudando os regimes já instituídos a se manterem, a melhorar sua gestão e se qualificarem ainda mais. E, também, auxiliar na construção dessa cultura previdenciária que nos últimos anos vem se consolidando pelo Brasil a fora. Quando o assunto é cultura previdenciária, a Abipem mostra sua preocupação com o futuro do Brasil, um país que ao longo dos seus anos vai ter aumentado em muito a sua população idosa e que nós precisamos nos preocupar com essa população, garantir os seus benefícios de aposentadoria e pensão para eles. Além disso, precisamos pensar em todo o processo de envelhecimento do Brasil”, concluiu.

Além dos diretores, gerentes e assessores do Sergipeprevidência e do presidente da Abipem, Valnei Rodrigues, também esteve presente no encontro o presidente do Caruaru Prev e membro do Conselho de Administração da Abipem, Osório Chalegre, além de representantes de diversos RPPS da federação.

Sergipe
De acordo com Valnei Rodrigues, a escolha de Sergipe como sede do seminário se deu em virtude do baixo número de RPPS. “A Abipem está atualmente com o compromisso de criar novos Regimes Próprios pelo Brasil a fora. Inclusive, recentemente assinamos um acordo de cooperação técnica, com o Ministério da Previdência para fomento de novos Regimes e, Sergipe é um dos estados que nós temos olhado de forma diferenciada. Nosso intuito é criar aqui no Estado, novos RPPS que ajudarão numa boa gestão administrativa, no sentido de que os municípios consigam ter os seus recursos melhor aplicados através da previdência dos servidores públicos”, pontuou.

Abipem
A Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais é uma entidade civil, de direito privado, de âmbito nacional, sem fins lucrativos. Como representante das Instituições de Previdência e Assistência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, tem por objetivo congregar as instituições que dela participam através um constante processo de aprimoramento de seu conhecimento técnico-administrativo, de atividades de intercâmbio, da realização de congressos nacionais e encontros regionais discutindo e difundindo os princípios da doutrina previdenciária e assistencial.

Criada em 1980, a Abipem tem em suas atividades a finalidade de assegurar o desenvolvimento econômico técnico administrativo e social das instituições filiadas, visando o bem bem-estar de seus segurados e beneficiários.