14 de agosto de 2009, 00:32

Sergipeprevidência promove Curso de Extensão em Gestão Previdenciária

Contribuir com a atualização profissional de servidores estaduais envolvidos em atividades e processos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Esse é o principal objetivo do Curso de Extensão em Gestão Previdenciária promovido pelo Sergipeprevidência, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Administração (Sead). As aulas tiveram início na tarde desta quinta-feira, 13, no Celi Praia Hotel, e seguirão até o mês de outubro com uma carga horária total de 184 horas.

A área de previdência do servidor público passou, e passa, por modificações importantes, tornando imprescindível que cada RPPS crie mecanismos capazes de fazer frente aos novos desafios. “Por este motivo o Sergipeprevidência se vê compelido a fornecer treinamento constante a seus funcionários e nesta oportunidade vem colaborar ainda com a qualificação de 16 servidores de 9 instituições diferentes”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, Amito Brito Filho.

Para ele, o curso, oferecido gratuitamente a todos os 40 participantes, é uma oportunidade não apenas de atualização profissional, mas de consolidação da cultura previdenciária. “Continuamos avançando rumo a uma cultura previdenciária estadual forte, transparente e participativa”, vislumbrou Amito. A iniciativa faz parte da Política de Capacitação de Servidores do Sergipeprevidência, estabelecida pela Portaria nº 400/08.

O curso

Dividido em dez módulos e ministrado pela Escola de Formação Previdenciária (EFP Conhecimento), o curso combina vivência, didática e experimentação, dinamizando o acesso ao conhecimento e possibilitando aos participantes uma visão crítica frente às questões previdenciárias. “Esperamos contribuir para a formação de uma nova geração de gestores, aptos a empreender em defesa do RPPS, provendo tranqüilidade e maior segurança aos servidores e às autoridades públicas”, explicou o professor Edevaldo Fernandes da Silva, sócio da EFP Conhecimento.

Para a Superintendente Geral de Recursos Humanos da Sead, Andréa Macedo, a previdência social deve ser tratada como uma política contínua e de longo prazo. “Cursos dessa natureza são essenciais para que consigamos implantar uma previdência estadual sustentável. A capacitação do corpo técnico é imprescindível, pois é ele quem lida diretamente com os processos previdenciários”, destacou.

Fotos: Noel Lino (Sead)