whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

16 de dezembro de 2009, 22:00

Sergipeprevidência promove treinamento para usuários do Sisprev


Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, o Sergipeprevidência iniciou uma série de treinamentos que visam habilitar servidores do Estado a manipularem corretamente o Sistema de Gestão Previdenciária (Sisprev). A partir do dia 4 de janeiro o software estará em pleno funcionamento e, entre diversas melhorias, possibilitará que o processo de concessão de aposentadoria, que hoje acontece em cerca de 5 meses, seja inteiramente realizado em apenas 30 dias. O fato irá consolidar o papel constitucional do Sergipeprevidência enquanto Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS/SE).

Adotado pela autarquia em 2008, o Sisprev passou por um período de implantação e adequação às regras do RPPS/SE, garantindo o compartilhamento das informações e a integração do fluxo de trabalho. O diretor de previdência da autarquia, Pedro Vieira, explica que embora o Sisprev auxilie a transferência de todo o processo de aposentadoria (concessão, manutenção e pagamento) para o Sergipeprevidência, ele também possibilitará uma maior autonomia aos usuários.

“Como o processo de aposentadoria era bastante fragmentado, a parceria de outros órgãos da administração estadual na construção do banco de dados do Sisprev foi decisiva e o treinamento de servidores se faz necessário na medida em que cada órgão será responsável por manter a sua base de dados sempre atualizada e ativa. Isso aumentará a acessibilidade do usuário às suas informações previdenciárias e permitirá, inclusive, que o contribuinte possa simular o cálculo de aposentadoria de qualquer lugar que tenha disponível um computador com acesso à internet”, explica Pedro Vieira.

Para a técnica judiciária Jullie Marozzie, o tema é tão importante que o tempo disponibilizado para o treinamento acabou não sendo o suficiente. “Esse treinamento é fundamental, pois todo o processo de concessão de benefícios previdenciários irá mudar a partir do próximo mês. A padronização será um trabalho árduo, que exigirá uma integração bastante eficiente de todos os órgãos, mas com certeza surtirá um efeito extraordinário”, afirma.

O treinamento desta quarta-feira aconteceu na Secretaria de Estado da Fazenda, em parceria com a Escola de Administração Fazendária, e qualificou 12 pessoas de diversos órgãos, a exemplo do Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Assembléia Legislativa. Por solicitação dos integrantes, essa mesma turma terá um novo treinamento dia 18 de janeiro. Já nesta quinta-feira, 17 de dezembro, será a vez dos servidores da Secretaria de Estado de Administração entenderem melhor o funcionamento do Sisprev. No próximo dia 22, serão os servidores das autarquias e fundações estaduais.