whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

8 de junho de 2010

Servidores do poder executivo estadual aprendem a manusear o Sisprev


Esta semana, o Sergipeprevidência concluiu o treinamento sobre o Sistema de Gestão Previdenciária (Sisprev) destinado a servidores de todos os órgãos do poder executivo estadual. A iniciativa teve como objetivo capacitar os gestores de Recursos Humanos (RH) no manuseio do Sisprev, o que deverá garantir uma concessão de aposentadoria mais ágil e eficiente. Cerca de 80 servidores participaram do treinamento, que teve início no dia 23 de maio, no laboratório de informática da Secretaria de Estado da Fazenda.

O treinamento foi ministrado pelo diretor de previdência do Sergipeprevidência, Pedro Vieira. “Nós havíamos iniciado esse treinamento com a Secretaria de Estado da Educação, por ter um público maior que os demais órgãos. Agora chegou a vez das fundações, autarquias e secretarias receberem o curso, que foi recebido com muito entusiasmo pelos participantes. Entre muitas coisas eles aprenderem a simular abono de permanência e calcular a aposentadoria dos servidores”, afirmou.

Ele conta ainda que os setores de Recursos Humanos de cada instituição são responsáveis por instruir o processo de aposentadoria e encaminhar ao Sergipeprevidência. “Os órgãos serão responsáveis por manter a sua base de dados sempre ativa e atualizada. Isso aumentará a acessibilidade do usuário às suas informações previdenciárias e permitirá, inclusive, que o contribuinte possa simular o cálculo de aposentadoria de qualquer lugar que tenha disponível um computador com acesso à internet”, explicou Pedro.

Para o técnico de RH do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Renato Lino, a iniciativa vem facilitar a rotina de trabalho de quem lida diretamente com o sistema. “Antes era tudo muito manual, muitos formulários a serem preenchidos. Agora ficou tudo muito mais simples. Melhor para nós, dos setores de RH, que teremos mais tempo para pensar estrategicamente, e para os servidores, que não precisarão esperar mais tanto tempo para ter o seu pedido de aposentadoria deferido”, vislumbrou.

A mesma opinião é compartilhada por Mayra Souza, técnica de RH da Fundação Parreiras Horta. Ela ficou deslumbrada com todas as possibilidades que o Sisprev oferece e elogiou a iniciativa. “O treinamento foi excelente, pois aprendemos muito mais do que apenas manusear o Sisprev, tivemos uma verdadeira aula de previdência, onde pudemos nos atualizar. Ganhamos nós, que absorvemos conhecimento, e ganharão os servidores que nos procurarem em busca de informações previdenciárias”, concluiu.