whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

25 de dezembro de 2008, 16:00

Servidores do Sergipeprevidência são certificados pela Anbid


Três servidores do Sergipeprevidência receberam a Certificação Profissional da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid). Rosa Virgínia Cunha, Rachel Gonçalves e Ricardo Marinho se submeteram à prova, conhecida como CPA-10, e obtiveram aprovação no exame. Até o fim do ano outros servidores também irão tentar obter a certificação.

Os servidores se prepararam através de apostilas de assuntos como economia e finanças, sistema financeiro nacional, instituições e intermediários financeiros, mercado de capitais, mercado financeiro, mercado de derivativos e fundos de investimentos. Durante cinco dias, eles também participaram de um curso intensivo promovido pela Secretaria de Estado da Administração, através da Escola de Governo, instruídos por gerentes da Caixa Econômica Federal.

A certificação é válida por três anos, sendo necessária a realização de uma nova prova para a renovação da capacitação. Segundo o diretor-presidente do Sergipeprevidência, Amito Brito, que já possui a certificação, é fundamental para o Sergipeprevidência contar com profissionais que entendam sobre como melhor aplicar os recursos do regime de previdência no mercado financeiro. “Essa é uma área que requer atenção especial, pois estamos tratando do dinheiro do segurado. Por isso, quanto mais pessoas capacitadas para lidar com esse tipo de informação, mais profissional será a gestão desses recursos”, explicou.

A certificação é uma exigência do Conselho Monetário Nacional, disposto através da resolução nº 3506, de 26 de outubro de 2007 e que foi regulamentada pelo Ministério da Previdência Social através da portaria 155 de 15 de maio de 2008. A regulamentação impõe a todos os responsáveis pela gestão de recursos dos Regimes Próprios de Previdência Social a declaração de que estão aptos a gerenciar esses recursos através da aprovação em exame de certificação organizado por entidade autônoma de reconhecida capacidade técnica e difusão no mercado brasileiro de capitais. O limite para o cumprimento da exigência é o dia 31 de dezembro.

A empresa certificadora

A Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) é a principal representante das instituições que atuam no mercado de capitais brasileiro busca seu fortalecimento como instrumento fomentador do desenvolvimento do país. É a única entidade de classe que, além de representar os interesses de seus associados, auto-regula suas atividades com a adoção de normas geralmente mais rígidas do que as impostas pela legislação.

A Anbid também é a principal provedora de informações do mercado de capitais do país e promove ainda amplas iniciativas voltadas para a educação dos investidores e dos profissionais deste mercado.