whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

13 de dezembro de 2008, 00:37

Servidores do Sergipeprevidência se preparam para a prova da Anbid


Servidores e diretores do Sergipeprevidência estão participando de um treinamento intensivo com o intuito de se prepararem para a prova de Certificação Profissional da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid). O curso começou na última terça-feira, 9, e termina nesta sexta-feira, 12, no Aracaju Praia Hotel. Os instrutores são gerentes da Caixa Econômica Federal e a prova será feita via online na próxima semana.

Conhecida como CPA-10, essa certificação qualifica profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento financeiro. De acordo com a Portaria nº 155, de 15 de maio de 2008, do Ministério da Previdência Social, todos os responsáveis pela gestão de recursos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) são obrigados a ter essa qualificação até o próximo dia 31 de dezembro, uma vez que esses recursos são aplicados no mercado financeiro de acordo com normas do Conselho Monetário Nacional.

O treinamento é organizado pela Escola de Governo da Secretaria de Estado da Administração e aborda os principais conteúdos da prova como economia e finanças, sistema financeiro nacional, instituições e intermediários financeiros, mercado de capitais, mercado financeiro, mercado de derivativos e fundos de investimentos.

Segundo José Leilton de Almeida, um dos instrutores, um profissional que recebe a certificação da Anbid se mostra mais preparado para atender seus clientes. “Para o Sergipeprevidência, a certificação implica profissionais com mais conhecimentos sobre fundos de investimentos, mercado de ações, mercado internacional como um todo e que poderão melhor trabalhar com os investimentos dos fundos previdenciários”, acredita.

Para o diretor-presidente do Sergipeprevidência, Amito Brito, que já possui a Certificação, a qualificação dos servidores é mais um avanço na prestação de serviços aos segurados e beneficiários do RPPS. “Estamos na era da profissionalização da gestão e, por isso, temos que ter profissionais altamente capacitados para administrar com responsabilidade os recursos advindos das contribuições previdenciárias do servidor público, de modo a garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do regime e, conseqüentemente, o correto pagamento dos benefícios previdenciários”, explica.

Alguns profissionais que não fazem parte da gestão de recursos do Sergipeprevidência também estão se preparando para a prova. É o caso da gerente de concessão de benefícios, Rosa Cunha. “Não lido com investimentos no meu trabalho diário, mas é válido adquirir novos conhecimentos, já que isso reflete diretamente no crescimento profissional”, afirma.

A empresa certificadora

A Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) é a principal representante das instituições que atuam no mercado de capitais brasileiro busca seu fortalecimento como instrumento fomentador do desenvolvimento do país. É a única entidade de classe que, além de representar os interesses de seus associados, auto-regula suas atividades com a adoção de normas geralmente mais rígidas do que as impostas pela legislação.

A Anbid também é a principal provedora de informações do mercado de capitais do país e promove ainda amplas iniciativas voltadas para a educação dos investidores e dos profissionais deste mercado.