whatsapp x

WhatsApp Number

5579991916274

Message

23 de dezembro de 2009, 12:40

Sistema de Gestão Previdenciária garantirá mais autonomia aos usuários


“A partir do dia 4 de janeiro de 2010 o Instituto de Previdência dos Servidores de Sergipe consolidará o seu papel constitucional enquanto Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social do Estado (RPPS/SE)”. Foi o que garantiu o Diretor de Previdência do Sergipeprevidência, Pedro Vieira, em reunião realizada nesta terça-feira (22), no auditório da Pronese, com os servidores de Recursos Humanos das autarquias e fundações do Estado.

Hoje, o processo de aposentadoria (concessão, manutenção e pagamento) é feito de maneira fragmentada, com o envolvimento direto de diversos órgãos estaduais. Isso faz com que uma solicitação do poder executivo demore cerca de 5 meses para ser deferido. Com a migração dessa responsabilidade para o Sergipeprevidência, o prazo para a aposentação cairá para apenas 30 dias.

As mudanças estão sendo possíveis em razão de um melhor compartilhamento das informações e de uma maior integração do fluxo de trabalho, alcançados com o Sistema de Gestão Previdenciária (Sisprev) adotado pela autarquia em 2008. Após o período de implantação e adequação às regras do RPPS/SE, o software centraliza todos os dados necessários para uma concessão mais ágil dos benefícios previdenciários.

Qualificação

São os setores de Recursos Humanos de cada instituição que irão instruir o processo de aposentadoria e encaminhar ao Sergipeprevidência. Por este motivo, o Sergipeprevidência já iniciou uma série de treinamentos, para que os servidores possam acessar o Sisprev com segurança.

“É importante qualificar pessoas que possam manter a base cadastral do seu órgão sempre ativa e atualizada. Isso aumentará a acessibilidade do usuário às suas informações previdenciárias e permitirá, inclusive, que o contribuinte possa simular o cálculo de aposentadoria de qualquer lugar que tenha disponível um computador com acesso à internet”, explica Pedro Vieira.

A chefe de Recursos Humanos do Ipesaúde, Maria Isabel Dantas, aprovou a mudança. “O sistema vai facilitar muita coisa pro servidor. Pelo que foi apresentado até o entendimento sobre previdência irá melhorar. As informações ficarão mais acessíveis e mais claras. Estou ansiosa para começar a trabalhar com o Sisprev”, afirma.

Portal do Segurado

Desde novembro, todos os pensionistas atendidos pelo Sergipeprevidência têm à disposição uma nova ferramenta que deverá dinamizar o fluxo de informações referentes ao benefício. Trata-se do Portal do Segurado, uma das funcionalidades que integram o Sisprev.

Nesta fase inicial, o Portal do Segurado já permite aos pensionistas o acompanhamento de processos, emissão de contracheques e a atualização de dados cadastrais. Para acessar os serviços, basta clicar aqui. O login é, necessariamente, o CPF do beneficiário e a senha está sendo enviada via contracheque ou também pode ser obtida no setor de atendimento do Sergipeprevidência.